sexta-feira, 31 de maio de 2013

Comrades Marathon

Domingo dia 02/06 vai acontecer a Comrades Marathon 2013. Apesar do nome, a Comrades não é uma maratona, mas sim uma ultramaratona.  Ela tem uma história muito bonita: Vic Clapham nasceu em Londres em 16 de novembro de 1886 e foi morar na Colonia do Cabo na Africa do Sul com seus pais. Com 13 anos ele participou da Guerra Sul Afriana (Guerra Anglo-Boer 1899-1902) como motorista de ambulancia.
Com o inicio da Grande Guerra em 1914 Vic Clapham se alistou no 8o. batalhão Sul Africano e marchou 1700 milhas na busca dos soldados de Glen Paul Von Lettow-Vorbecks.

Presenciou de perto seus camaradas de batalha sofrerem e se privarem de diversas coisas para lutar na guerra. Quando a paz foi declarada em 1918 Clapham decidiu que todos que sofreram na guerra deveriam ser lembrados e homenageados de uma forma única. Para simular o calor e a sede que ele passou nos tempos de guerra ele teve a ideia de fazer uma maratona. Com isso em mente ele foi a procura da League of Comrades of the Great War um grupo de ex-soldados que formou uma associação para defendero interesse daqueles que sobreviveram a guerra.

Clapham pediu permissão para planejar uma corrida de 56 milhas entre Pietermaritzburg e Durban com o nome de Comrades Marathon e ela se tornaria um monumento vivo em homenagem aos soldados mortos na Grande guerra. A League não aceitou inicialmente, mas ele afirmou que se uma pessoa comum e sedentária pudesse carregar um rifle e uma mala cheia e marchar por toda Africa, um atleta não teria problemas em correr essa distancia. Em 1921 a League aceitou o pedido.

A primeira Comrades Marathon aconteceu dia 24 de maio de 1921, Dia do Império, saindo de fora da prefeitura de Pietermaritzburg com 34 corredores. Foi realizada todo anos exceto durante a Guerra mundial (1941-1945), e sempre com a direção alternando entre Pietermaritzburg e Durban, sendo chamadas respectivamente de a subida e a descida. Esse ano a corrida vai ser na subida ou seja, sai de Durban e vai a Pieermaritzburg cobrindo 86.96 km.

A direita a medalha que quem completa a Comrades recebe. Ela é muito pequena! Essa foto achei na internet, mas ao vivo ela é pouco maior que uma moeda de 1 real.
Meu sogro, Ederaldo, vai correr pela segunda vez a Comrades. Já está na África nesse momento aproveitando os passeios e se preparando para a corrida! Eu e o Felipe vimos de perto as dificuldades que ele passou para se preparar para a prova. Tendinites, dores de lesões antigas, treinos de 3-4 hrs nos finais de semana. Até o último momento ele não saberia se correria ou não por conta das dores. Mas felizmente ele conseguiu vencer elas e hoje está mais próximo de terminar sua segunda Comrades Marathon! Ederaldo,
voce nos inspira todo dia a ser melhores pessoas e atletas!
"Pai, infelizmente não vai ser esse ano que vou cruzar a linha de chegada com voce, mas estou torcendo por ti e logo logo vamos pra África fazer essa corrida juntos!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário